CURSO: LEI DO DESEJO – INTRODUÇÃO AO PSIQUISMO

Professor: Igor Capelatto

 

Apresentação do Curso

A Lei do Desejo é um curso que pretende abordar como nasce a formação do sujeito, da subjetividade, da ID, ou seja, do EU, e como o ser humano lida com as complexidades da vida, os medos, as angústias, as neuroses, as patologias… por fim, como se formulam as fases do desenvolvimento humano e como elas se manifestam na adolescência e na vida “adulta”. Como elemento geral da formulação humana, dos sentimentos, prazeres e desprazeres, temos a raiz do psiquismo humano no DESEJO. Portanto, o curso irá durante oito aulas, formular um possível pensamento sobre o que é o desejo e como ele se manifesta, portanto criar um panorama para decifrar qual é a Lei do Desejo.

O curso apresenta pensamentos e práticas de Freud, Jacques Lacan, Anna Freud, Vilém Flusser, Sartre, Bataille, Camus, entre outros nomes da psicanálise, filosofia e afins, aproximando do cotidiano da vida humana, do nosso dia-a-dia: do que é uma relação de casal, relação com a sociedade, o cuidado, relação pais e filhos, escola, etc. Enfim, ainda, que seja um tema intrínseco, profundo, complexo, procuramos ao longo das aulas, elucidar de forma mais prática cada um dos temas abordados. Este curso direciona a profissionais da área da saúde, educadores, cuidadores, enfim, a todas as pessoas que desejam compreender o Psiquismo Humana e essa ferramenta poderosa chamada DESEJO. Uma vez que como diz Lacan, nós, seres humanos, somos filhos do Desejo.

 

Metodologia do curso

O curso terá 8 aulas e será apresentado na Plataforma de Ensino à Distância (EAD) da Casa da Crítica, contando com uma aula por semana.

Cada aula terá um vídeo do tema da respectiva aula e material de apoio composto por textos, vídeos e imagens.

Os alunos inscritos receberão gratuitamente um e-book completo do curso, o qual apresentará o material de aprendizado, dicas de leitura, de sites e de vídeos.

O Professor fará atendimento online no fórum, uma videoconferência (ao vivo) por aula, que ocorrerá nas sextas-feiras às 19:00. Posteriormente as videoconferências ficarão disponíveis aos alunos.

No final do curso os alunos deverão enviar uma dissertação sobre o tema do curso (as informações dessa dissertação serão passadas nas videoconferências).

Dúvidas e comentários de cada aula, devem ser postadas na Plataforma de Ensino à Distância (EAD), no fórum de cada aula, e caso haja necessidade de envio de algum material, o professor irá informar qual e-mail para envio.

O curso dispõe também de um e-book personalizado que serve de base, guia para as aulas.

Na aba recados gerais, teremos sempre informações sobre as aulas, orientações das leituras e outros recados importantes do curso.

Sobre o professor

Prof. Dr. Igor Capelatto é artista, cineasta, professor de cinema, arte, filosofia e psicanálise. Mestre e doutor em Multimeios pela Unicamp.

Ministra cursos e palestras e coordena pesquisas nas áreas da linguística, semióticas e psicanálise.

Conheça mais sobre o Prof. Dr. Igor Capelatto.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5480879021795878

A quais públicos o curso é dirigido ?

O curso Lei do Desejo – Introdução ao Psiquismo se dirige a vários públicos.

Calendário

O Curso Lei do Desejo – Introdução ao Psiquismo terá 8 aulas, cujo acesso será liberado na Plataforma de Ensino à Distância (EAD) da Casa da Crítica conforme o cronograma abaixo:

AULA 1: O SIMBÓLICO

AULA 2: A METÁFORA

AULA 3: A RESSIGNIFICAÇÃO

AULA 4: O ESPELHO

AULA 5: A SUBLIMAÇÃO

AULA 6: O GESTO

AULA 7: O GOZO

AULA 8: O DESEJO

Depoimentos de Alunos

E-flyer do Curso



Inscrições para o Curso


>   Inscrições ABERTAS PARA A TURMA 03 !!!  <


Até 23/03/20 = R$ 600,00

O valor do curso pode ser parcelado em até 12x pelo Pagseguro.

 

E-book completo do Curso

 

Você pode comprar o E-book completo do Curso em separado, clicando no link abaixo.

 

Após a confirmação do pagamento, o E-book será enviado para o e-mail informado no ato da compra no Pagseguro.

 

O valor do e-book pode ser parcelado pelo Pagseguro.

 

 


Todos direitos são reservados e protegidos para Casa da Crítica, sendo permitida a reprodução dos conteúdos desde que seja citada a autoria e mantida a integralidade dos textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostrar Botões
Esconder Botões